Teste de contato
O teste de contato também conhecido como Patch test, é um exame altamente eficaz na busca por dermatites de contato. A dermatite de contato, nada mais é, do que, uma reação de hipersensibilidade na pele causada por um agente externo, resultando em eczema. A inflamação pode causar sintomas como: vermelhidão, coceira, bolhas e inchaço. O teste de contato vai então, diagnosticar qual agente esta causando o problema. Alguns agentes comuns que podem causar dermatite são:
- Esmaltes, perfume, loção pós-barba, cosméticos no geral, hidratantes, protetor solar;
- Tinta, verniz, pó, produtos de limpeza;
- Colares, casacos com pelos sintéticos, determinados tipos de tecido, jóias e bijuterias;
- Talco, desodorante, creme para depilar, sapatos, meias, etc.
Como é realizado o teste
O teste é realizado com um adesivo, onde cerca de 30 substâncias são colocadas na pele do paciente e retiradas depois de um prazo estipulado pelo alergista. Esse tipo de teste é para quem tem reação tardia, não apresentando reação imediata na pele. O teste vai mostrar quais substâncias causaram reação adversa na pele.
Algumas substâncias colocadas no teste são: couro, plástico, tinta, cimento, níquel, borracha, produto de limpeza, e alguns medicamentos. Esse teste pode necessitar de uma bateria complementar, caso o cliente suspeite de um produto especifico que possa ser o agente alergeno. Por exemplo, caso o paciente suspeite do uso de cosméticos, o exame pode levar uma substância comum utilizada em alguns produtos dessa categoria.
Quem deve realizar esse teste?
Pacientes que tenham algum tipo de dermatite na pele e apresentem eczemas na pele e que não consigam controlar, devem procurar o alergista para descobrir o problema e a gravidade.
O teste é finalizado após 96 horas, dando o diagnóstico. Porém, depois da aplicação do teste, o paciente deve voltar ao consultório em 48h e 96h respectivamente.
É importante evitar contato com o sol antes da realização do exame, informar ao alergista se esta fazendo o uso de algum medicamento e a possibilidade de gravidez, assim o médico indicará se é ou não possível realizar o exame naquele momento. Além disso, se a pele estiver lesionada, é possível que o alergista prefira esperar antes de realizar o teste.
Ao manifestar algum sinal de dermatite, o melhor a fazer é entrar em contato com o alergista para descobrir qual o melhor tratamento para você. Automedicação pode ser perigosa além de, muitas vezes, não tratar por completo o problema, deixando com que ele volte.
Entre e contato e marque sua consulta!
Comentários