(11) 4126-6720 / (11) 98287-5068 sac@proimune.com.br

Teste de contato

O teste de contato também conhecido como Patch test, é um exame altamente eficaz na busca por dermatites de contato. A dermatite de contato, nada mais é, do que, uma reação de hipersensibilidade na pele causada por um agente externo, resultando em eczema. A inflamação pode causar sintomas como: vermelhidão, coceira, bolhas e inchaço. O teste de contato vai então, diagnosticar qual agente esta causando o problema. Alguns agentes comuns que podem causar dermatite são:

  • Esmaltes, perfume, loção pós-barba, cosméticos no geral, hidratantes, protetor solar;
  • Tinta, verniz, pó, produtos de limpeza;
  • Colares, casacos com pelos sintéticos, determinados tipos de tecido, jóias e bijuterias;
  • Talco, desodorante, creme para depilar, sapatos, meias, etc.

Como é realizado o teste

O teste é realizado com um adesivo, onde cerca de 30 substâncias são colocadas na pele do paciente e retiradas depois de um prazo estipulado pelo alergista. Esse tipo de teste é para quem tem reação tardia, não apresentando reação imediata na pele. O teste vai mostrar quais substâncias causaram reação adversa na pele.

Algumas substâncias colocadas no teste são: couro, plástico, tinta, cimento, níquel, borracha, produto de limpeza, e alguns medicamentos. Esse teste pode necessitar de uma bateria complementar, caso o cliente suspeite de um produto especifico que possa ser o agente alergeno. Por exemplo, caso o paciente suspeite do uso de cosméticos, o exame pode levar uma substância comum utilizada em alguns produtos dessa categoria.

Quem deve realizar esse teste?

Pacientes que tenham algum tipo de dermatite na pele e apresentem eczemas na pele e que não consigam controlar, devem procurar o alergista para descobrir o problema e a gravidade.

O teste é finalizado após 96 horas, dando o diagnóstico. Porém, depois da aplicação do teste, o paciente deve voltar ao consultório em 48h e 96h respectivamente.

É importante evitar contato com o sol antes da realização do exame, informar ao alergista se esta fazendo o uso de algum medicamento e a possibilidade de gravidez, assim o médico indicará se é ou não possível realizar o exame naquele momento. Além disso, se a pele estiver lesionada, é possível que o alergista prefira esperar antes de realizar o teste.

Ao manifestar algum sinal de dermatite, o melhor a fazer é entrar em contato com o alergista para descobrir qual o melhor tratamento para você. Automedicação pode ser perigosa além de, muitas vezes, não tratar por completo o problema, deixando com que ele volte.

Entre e contato e marque sua consulta!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
atendimento
Pró Imune
Olá!
Está procurando por diagnóstico e o tratamento de doenças alérgicas?
Escreva abaixo.