Alergia sazonal é o termo que usamos para casos em que o paciente é acometido da alergia em uma época específica do ano. Por exemplo, na estação do pólen.
Muitas vezes, as alergias sazonais também são conhecidas como rinite alérgica sazonal ou febre do feno (embora este termo seja pejorativo).
SINTOMAS
- Nariz entupido;
- Coceira no nariz;
- Nariz escorrendo;
- Olhos vermelhos e inchados;
- Espirros;
- Coceira nos olhos;
- Boca inchada.
Os sintomas podem variar a cada dia, isso depende muito do clima. Por exemplo, em caso de tempos muito úmidos, com o aumento do mofo, o paciente pode desenvolver hipersensibilidade. O mesmo pode acontecer em tempos mais quentes e com vento onde as quantidades de pólen aumentam.
CAUSAS AGENTES DAS ALERGIAS SAZONAIS
Existem três tipos de pólen que geralmente causam mais alergias sazonais:
- Pólen de gramíneas;
- Pólen de árvore;
- Pólen de ervas daninhas.
O pólen viaja para longe, ainda mais em dias com muito vento, atribuindo assim o problema da hipersensibilidade. A fonte pode vir de arvores ou gramas que podem estar a quilômetros de distância.
OS SINTOMAS NEM SEMPRE APARECEM
Na realidade, existem vários agentes que podem desencadear uma alergia. A verdade é que a maioria das pessoas que tem problemas com alergia não são alérgicos a um tipo só de agente. Cada paciente tem sua própria combinação de desencadeantes alérgicos e eles nem sempre são os mais óbvios.
As vezes as reações são tão leves que você não percebe por conta. Mas quando há mais de 01 agente envolvido e eles se apresentam ao mesmo tempo, você pode então, ter a reação alérgica.
DIAGNÓSTICO
Nesses casos o melhor a fazer é consultar o alergista para descobrir por meio de exames, quais os agentes desencadeantes do seu tipo de alergia. Depois disso é possível tratar a alergia de maneira eficiente, para que ela seja controlada.
Comentários