Dermatite é uma hipersensibilidade que atinge a pele do indivíduo, um tipo de inflamação. Essa condição pode atingir qualquer parte do corpo do paciente, em qualquer idade.
Essa sensibilidade costuma causar edemas na pele, como irritação, pele com vermelhidão, coceira, bolhas e até mesmo a descamação da pele. Porém, nenhum desses sintomas é transmissível, afetando somente a pessoa que a possui.
Na maioria dos casos, a dermatite é causada pelo contato da pele com algum agente especifico, desencadeando a hipersensibilidade. O uso de algum tipo de medicamento, alimentos, produtos de limpeza, suor, estresse, até mesmo banhos muito quentes podem causar o problema.
Tipos de dermatite
Dermatite de contato – Esse tipo de hipersensibilidade é causado pela exposição direta da pele a um agente que causa a reação alérgica. Os agentes mais comuns que causam esse tipo de dermatite são: perfumes, tecidos, giz, cosméticos, bijuterias, produtos de limpeza, etc.
Dermatite Atópica – Essa dermatite é considerada crônica e é bem comum. Ela pode por exemplo, aparecer e desaparecer com o tempo espontaneamente.
A dermatite atópica acomete cerca de 60% a 85% de bebês no primeiro ano de vida, desaparecendo até o início da adolescência, diminuindo então, para 1% o caso em adultos. Porém, essa hipersensibilidade pode estar ligada a outros tipos de alergia, sendo desencadeada por crises de asma ou rinite alérgica.
No caso de adultos com essa condição, os agentes que geralmente desencadeiam a Dermatite Atópica, são: alimentos, ácaros, bactérias e fungos, produtos de limpeza, frio intenso e ambientes secos, suor e estresse.
Dermatite Seborreica – Esse tipo de dermatite também é crônico e recorrente. Ela ocorre nos locais onde as glândulas sebáceas são abundantes, como em couros cabeludos e na pele do rosto. Ela acomete em maior parte os homens, na fase da adolescência, causando a descamação a pele naquela região.
Dermatite numular – Esse problema acomete na maioria dos casos os idosos que tem a pele muito seca, e sensível. É uma inflamação que causa edemas parecidos com moedas, crostas e até mesmo bolhas. O frio pode ser um fator provável para o surgimento desse tipo de sensibilidade.
Dermatite herpetiforme – Essa condição é causada no indivíduo que tem hipersensibilidade ao glúten. Quando o paciente desencadeia esse tipo de alergia, as condições que a pele cria dão sensação de queimação e coceira.
Diagnóstico e tratamento
A melhor maneira de diagnosticar o problema é consultando um alergista, ele pode orientar qual melhor tratamento e quais cuidados com a pele o paciente deve tomar. Ainda assim, o indivíduo que possui algum tipo de dermatite pode optar pelo uso de sabonetes e cremes neutros, banhos mais curtos ou menos quentes, manter a pele sempre hidratada e ter uma rotina de exercícios balanceada para ajudar com o estresse.
Caso esteja com algum sintoma, o melhor mesmo é entrar em contato com um especialista que possa te ajudar.
Agende sua consulta com nosso Médico especialista.
Comentários