Alergia é uma resposta do sistema imunológico que acontece quando o individuo (predisposto geneticamente) fica exposto a determinados agentes num ambiente.
A alergia também é conhecida como hipersensibilidade.
O que são ou quais são os agentes?
Os agentes que contribuem para uma reação alérgica, são microrganismos ou organismos quais a pessoa cria essa hipersensibilidade. Entre eles estão: Ácaros, fungos, insetos, pólen, pelos de animais, alimentos e medicamentos.
Outro fator que pode influenciar é a própria herança genética, que faz com que a pessoa já nasça pré-disposta a ter hipersensibilidade a algum agente.
Gravidade/Alcance
A gravidade do problema varia de acordo com a pessoa, podendo (na grande maioria) não ser grave, porém, em alguns casos, pode causar anafilaxia – uma emergência grave e muitas vezes fatal.
As alergias no geral são consideradas um problema de saúde publica, pois afetam todas as faixas etárias, acometendo entre 10% e 20% de toda população mundial.
Tipos de alergia
Respiratórias: as alergias respiratórias são uma doença crônica, que atingem as vias respiratórias, as mais conhecidas são a asma e a rinite alérgica.
Os fatores que contribuem para desencadear uma hipersensibilidade num paciente com esse problema geralmente são: odores, mudança de tempo, fumaça e poluição, fatores emocionais, etc.
Entre esse tipo alérgico, também encontramos: alergia a ácaros, pólen, fungos e animais, todos acometidos pelas vias respiratórias.
Dermatológicas: as alergias desse tipo, atingem a pele do individuo e também atingem aqueles que já nascem com a pré-disposição (genética). A pele pode ser atingida por essa hipersensibilidade ao entrar em contato com algum agente no ambiente, (pelo uso de algum produto de limpeza, esmalte, cremes, látex, etc.), pela ingestão de alguma substancia (alimentos, medicamentos) ou até mesmo pela picada de algum inseto.
Alimentares: Essa categoria gira em torno somente da hipersensibilidade a algum alimento especifico por parte do individuo. A alergia mais conhecida nesse caso é a intolerância a lactose.
As alergias alimentares geralmente causam desconforto intestinal, diarreia, azia e má digestão. Em alguns casos, o individuo pode apresentar sintomas dermatológicos (na pele) e anafilaxia (o individuo tem as vias respiratórias fechadas e não consegue respirar). Os alimentos que mais causam alergia são: leite, ovo, soja, frutos do mar, amendoim e nozes.
Medicamentosa: Esse tipo de alergia, se relaciona ao uso de algum medicamento especifico. Quando este causa qualquer efeito nocivo não intencional e indesejado já é considerado uma hipersensibilidade.
O sistema imunológico entende que aquele medicamento vai fazer algum mal, e por isso ele envia sinais para que aquele agente seja atacado, assim, um anticorpo especifico é acionado e depois disso o individuo tem sintomas de hipersensibilidade.
Procure ajuda
Caso esteja com suspeita ou com diagnóstico de alguma alergia, procure um especialista para confirmar e passar um tratamento adequado.
As alergias em parte não tem cura, mas tem tratamento.
Entre em contato.
DR. Renato de Mingo.
Comentários