Quando somos picados por insetos, eles injetam uma substância anestésica que impede o sangue de ser coagulado, isso para que eles possam suga-lo. São essas substâncias que causam as reações alérgicas.
O inseto pode ser mosquitos, pulgas e percevejos, e descobrir qual deles causa à reação é essencial para o tratamento. Geralmente, esse tipo de alergia atinge mais as crianças entre 01 e 10 anos, melhorando gradativamente com o tempo. Porém, existem casos em que esse tipo de problema alcança a vida adulta.
Áreas expostas do corpo, como braços e pernas, geralmente são os locais onde mosquitos costumam picar. No caso de lugares cobertos como o tronco, são mais comuns entre percevejos e pulgas.
Sintomas e tratamento
Os sintomas consistem em bolhas e vermelhidão na região, coceira e inchaço. Esses sintomas aparecem em casos leves e graves, em casos de reações muito graves, o paciente pode correr sério risco de morte.
Uma das formas de tratar o problema é a prevenção. Pacientes que têm animais de estimação em casa devem cuidar para prevenir pulgas no animal e no ambiente. O uso de repelentes, especialmente em tempos quentes, também pode ajudar a prevenir o problema.
Em caso de alergia intensa a picada de inseto, o melhor a fazer é procurar um especialista, em casos mais intensos, pode ser sugerido o uso de vacinas ou imunoterapia em longo prazo para diminuir gradativamente os sintomas.
Consulte nossos especialistas para diagnóstico.
Marque sua consulta!
Comentários