As Vacinas Antialérgicas, também conhecidas como imunoterapia, fazem parte de um tratamento contra alguns tipos de alergia. O objetivo é diminuir a sensibilidade do paciente a determinada agente causadora do problema. Para alcançar o resultado, cada paciente conta com sua própria fórmula, uma vez que, cada um reage de uma maneira a determinada agente.
Depois de diagnosticar o tipo de alergia e se é possível reverte-lo com esse procedimento, o paciente passa a receber doses crescentes do alérgeno (agente) causados do problema, até atingir determinada concentração no organismo. Nesse meio tempo, o sistema imunológico é alterado, bloqueando a sensibilização, resultando na melhora clinica e em alguns casos no desaparecimento da hipersensibilidade.
O tratamento de manutenção deve ser mantido por um período de longo prazo, determinado pelo alergista, para que o resultado seja permanente. Além de injeção, esse tratamento pode ser realizado por gotas, dependendo do caso.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda esse tipo de tratamento a pacientes que desenvolvem reações graves a alergias como as de: picada de inseto, rinite, asma e conjuntivite. A indicação geralmente é feita para pacientes que já fazem uso do tratamento convencional.
Vale lembrar que é importante um diagnóstico criterioso para esse tipo de tratamento, uma vez que, nem todos os pacientes podem se qualificar pra ele.
Entre em contato com nossa clinica e consulte nossos especialistas sobre a imunoterapia!
Comentários